Educação

  • Estruturar ações de controle e combate a vetores, roedores, e animais peçonhentos e o controle da raiva;
 
  • Reformular, com a participação democrática, o novo decênio do Plano
    Municipal de Educação;
 
  • Fortalecer a Gestão Democrática da Educação, garantindo a articulação com a sociedade civil e os órgãos colegiados;
 
  • Valorizar a carreira dos profissionais do magistério, bem como a dos demais profissionais de apoio da Educação;
 
  • Assegurar a formação continuada dos profissionais da Educação;
 
  • Garantir a formação continuada em boas práticas de manipulação e produção de alimentos aos merendeiros da rede;
 
  • Fortalecer a formação continuada dos gestores escolares;

  • Avaliar, permanentemente, o desempenho das políticas públicas da Educação na Rede Municipal para desenvolver iniciativas de melhoria na relação ensino-aprendizagem;

  • Ampliar, melhorar e/ou adequar a infraestrutura escolar do Município;

  • Garantir as condições necessárias à melhoria e manutenção da infraestrutura física das Unidades Escolares existentes em parceria com a Secretaria de Obras e o EGCP;

  • Construir novos prédios escolares para atender à demanda da Rede Municipal de Ensino, considerando a necessidade de acessibilidade arquitetônica em todos os ambientes;

  • Reestruturar e adaptar as Unidades Escolares de acordo com as necessidades de cada faixa etária, garantindo que todas as escolas disponham de espaços adequados e acessíveis;

  • Planejar e aplicar investimentos com a finalidade de aumentar o quantitativo de vagas em creches no município;

  • Manter a transparência da Central de Levantamento de Dados na divulgação das informações relativas às vagas nas Unidades Escolares;

  • Modernizar as unidades escolares com projetos de energia renovável;

  • Garantir a manutenção e a qualidade da oferta do transporte escolar nas localidades de difícil acesso e/ou rural;

  • Implantar o cargo de monitor no transporte escolar;

  • Processo contínuo de melhorias na qualidade e variedade da alimentação escolar com o abastecimento da agricultura familiar local em parceria com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, incentivando o desenvolvimento socioeconômico da região;

  • Manter o acesso à alimentação saudável, variada e segura, que respeita a cultura e promoção de hábitos alimentares saudáveis com cardápios elaborados por nutricionista RT do PNAE;

  • Manter e fomentar os investimentos destinados a oferta da merenda escolar;

  • Melhorar, permanentemente, a qualidade da merenda escolar, com vistas a ampliar a segurança alimentar e nutricional dos estudantes;

  • Garantir alimentação específica aos estudantes com doenças ou alergias relacionadas à alimentação e/ou necessidades alimentares especiais;

  • Manter a oferta de uniforme e material didático individualizado;

  • Garantir e otimizar o acesso a novas tecnologias da informação e comunicação nos espaços educacionais para estudantes e professores;

  • Manter e ampliar as parcerias com instituições visando a melhoria da qualidade do ensino;

  • Potencializar as práticas educacionais através de metodologias que garantam evolução sustentável dos indicadores de desenvolvimento da educação básica (IDEB), buscando galgar as metas definidas pelo MEC;

  • Assegurar o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – CNCA através dos programas federais pactuados: Programa de Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI, Programa Primeira Infância na Escola (PPIE);

  • Elevar a qualidade da educação infantil e potencializar o desenvolvimento integral das crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos de idade;

  • Fomentar o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos;

  • Assegurar às crianças e jovens o acesso e permanência na escola desde o Ensino Infantil até o final do Ensino Fundamental, bem como oportunizar a Educação de Jovens e Adultos;

  • Garantir a recomposição da aprendizagem dos estudantes, minimizando as dificuldades e defasagens dos alunos;

  • Manter o Projeto de Correção de Fluxo – SIGA, que busca garantir a permanência e o aprendizado de estudantes que se encontram em situação de distorção idade- série;

  • Ampliar as parcerias entre os diferentes órgãos competentes para combater a evasão escolar;

  • Manter a realização do diagnóstico de desempenho da Rede por meio de avali- ações internas e externas; 

  • Fortalecer e reformular as avaliações internas de monitoramento, como ferramenta de gestão, com a participação dos docentes;

  • Fortalecer estratégias para a diminuição do índice de reprovação escolar; 

  • Melhorar a qualidade da Educação Municipal, implantando gradativamente jornada ampliada no Ensino Fundamental, com foco em projetos no contraturno;

  • Potencializar o conhecimento tecnológico, artístico, científico, humanístico com ênfase no desenvolvimento de valores éticos, respeitando as diversidades;

  • Ampliar parcerias com Instituições de Ensino Superior; 

  • Fomentar o uso de conhecimentos da computação e suas tecnologias de forma planejada e pedagógica; 

  • Fortalecer o Clube de Xadrez Municipal, com vistas a desenvolver parcerias para ampliação; 

  • Estimular as competições esportivas entre as unidades escolares com o fortalecimento do JEMF- Jogos Escolares Municipais Friburguenses, em parceria com a Secretaria de Esportes e entidades acadêmicas; 

  • Fortalecer e estimular movimentos culturais e artísticos como o MAEM – Movimento de Artes nas Escolas Municipais, em parceria com a Secretaria de Cultura;

  • Implantação de laboratório para a robótica, de forma gradativa, na Rede Municipal de Educação; 

  • Reformular e fortalecer o Projeto ASCOFRI nas escolas para inserir os estudantes em um universo globalizado, conectado, multicultural e plurilíngue, com vistas ao desenvolvimento linguístico-discursivo e formação educacional de qualidade ao serem sensibilizadas para a diversidade linguística, étnica e cultural dos povos formadores de Nova Friburgo; 

  • Continuar implementando campanhas educativas periodicamente nas escolas, abordando os Temas Contemporâneos Transversais (BNCC) através do Programa Valores para a Vida (Decreto 2676/24) e de projetos como o Geração Consciente;

  • Fortalecer o Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem – NAAPA (Decreto 2296/23), que atende às unidades educacionais da Rede Municipal de Educação no desenvolvimento de práticas pedagógicas para crianças e adolescentes que, em virtude de situações sociais, culturais ou emocionais, se encontram em sofrimento ou com significativos prejuízos no seu processo de escolarização;

  • Potencializar e fortalecer a educação inclusiva; Implantar o Centro de Referência e Apoio a Educação Inclusiva para estudantes com deficiência, matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino com perspectiva multidisciplinar em articulação com as Secretarias Municipais de Saúde, Cultura, Assistência Social, Ciência e Tecnologia e Esportes; 

  • Ampliar e facilitar o atendimento das salas de recursos multifuncionais.