Fortalecer as articulações entre o poder público, as entidades, instituições e a iniciativa privada, visando o desenvolvimento sustentável da atividade turística;
Estruturar as experiências turísticas e capacitar o trade turístico através de iniciativas próprias do poder público ou em parceria com instituições de ensino;
Desenvolver um projeto de sinalização turística através da implementação/ instalação de placas na cidade que correspondam às diretrizes das regras internacionais;
Sinalizar as principais trilhas do município de modo a garantir acessibilidade à prática de caminhadas e trilhas, além de minimizar os impactos negativos, através da sensibilização e conscientização;
Criar o Plano Municipal de Turismo junto ao Conselho Municipal de Turismo e instituições privadas;
Realizar obras do pórtico de entrada na cidade, cujo projeto já foi desenvolvido pela Fundação D. João VI;
Consolidar o projeto para fortalecer as marcas de produtos locais, tais como a cerveja artesanal, o lúpulo, morango, lingerie, couve-flor, flores de corte, goiabada, dentre outros;
Criar conexões entre os pontos turísticos, com desenvolvimento de roteiros preestabelecidos para os turistas;
Desenvolver o projeto “Mais cor para Nova Friburgo”, com intervenções em pontos estratégicos através de pinturas de escadas, muros, chão, fachadas;
Desenvolver ações em parceria com a Guarda Ambiental Municipal para fisca- lização e instrução em períodos de alta temporada, como no Pico da Caledônia, no inverno, e cachoeiras no distrito de Lumiar, no verão;
Manter um calendário fixo de eventos do município repleto de atividades, possibilitando uma programação prévia do turista e do friburguense para desfrui tarem tudo o que a cidade poderá proporcionar na área de eventos;
Consolidar os grandes eventos, transformando-os em vetores de atração turística: Carnaval, Festa da Cerveja, Festival de Inverno e o Natal;
Estruturar o espaço de eventos na Ceasa para realização de grandes eventos no município;
Fomentar e posicionar Nova Friburgo como um destino turístico competitivo, sustentável e acessível, desenvolvendo promoções de marketing de Nova Friburgo enquanto destino turístico, dentro e fora do estado, através de ações diversas, tais como: participação em feiras e eventos turísticos, mídias sociais, comunicação visual em pontos estratégicos como rodovias, aeroportos e rodoviárias, visando o aumento da demanda de turistas;
Criar conexões com grandes empreendedores do trade turístico do Brasil, implementando incentivos de modo que sejam atraídos a investirem em Nova Friburgo;
Fortalecer os slogans “Curta Nossa Friburgo” e “Nova Friburgo, um só lugar, vários destinos”, através de atividades e projetos gráficos atrelados à imagem de Nova Friburgo;
Divulgar a pluralidade de Nova Friburgo, apresentando suas belezas naturais, produtos locais, seus incontáveis pontos turísticos e as vocações econômicas, através da van itinerante, projeto “Turismo Sobre Rotas”, contribuindo para o desenvolvimento e conhecimento de nossa cidade dentro e fora do estado, fomentando, assim, o turismo e a economia;
Consolidar a marca “Nova Friburgo, a Capital da Moda Íntima”, dentro e fora do estado, em parceria com as instituições privadas;
Manter a plataforma online, com site e aplicativo do Turismo sempre atualizados com informações pertinentes ao turismo de Nova Friburgo;
Buscar implantar na elaboração do Novo Plano Diretor, área destinada ao interesse turístico.